2 Via Cosern – Como tirar a segunda via da conta de luz Cosern

É bom saber tirar a 2 Via Cosern  porque as vezes as contas de luz não chegam no seu endereço devido a fatores extremos. No da site da Cosern você poderá realizar o procedimento de tirar sua segunda via da conta de luz Cosern e realizar outras solicitações, essas serão citadas ao longo deste artigo.

 

Muitas pessoas ainda tem dificuldade de conseguir a sua segunda via da conta de luz Cosern, porém depois de ler o passo a passo a seguir poderão elas mesmas realizar o procedimento que é muito simples:

  1. Entre no portal de serviços da Cosern;
  2. Digite o seu número de contrato, este é encontrado em contas de luz Cosern;
  3. Digite a variação de letras e números exibidos na tela, caso não esteja identificado os mesmos clique neles para que sejam atualizados. ( Este código e importante porque ele diz ao site da Cosern que você é uma pessoa real e não uma máquina que está querendo acessar o site com intuito de derrubar o mesmo pelo aumento de acessos);
  4. Clique em autenticar. Veja na imagem abaixo como e areá de login para ter acesso a 2 via Cosern:2 via Cosern - Login Portal de serviços Cosern
  5. Agora que você entrou é só localizar o mês que você devendo e imprimir a sua 2 Via Cosern e fazer o pagamento até a data de vencimento.

Atenção: É muito importante que o cliente da Cosern não esqueça de fazer o pagamento de sua conta de luz mensalmente, a falta de pagamento causa o corte no fornecimento de energia elétrica na sua residencia, comercio, igreja, escola, grêmio esportivo, prédio publico… Para ter seu fornecimento de luz restabelecido será necessário fazer o pagamento de suas dívidas a empresa e aguardar até uma equipe de profissionais do setor elétrico comparecer ao seu endereço para realizar o religamento.

Confira agora tudo sobre o Portal de Serviços da Cosern:Portal de serviços Cosern - 2 Via Cosern

O site do Portal de Serviços da Cosern é muito importante para os clientes, pois nele é possível realizar vários procedimentos e obter muitas informações sobre o fornecimento de luz no Rio Grande do Norte. Para ter acesso total ao portal você terá de ter em mãos o seu número de contrato ( Este encontrado na sua conta de luz Cosern), CPF para pessoas físicas e CNPJ para pessoas jurídicas.

Vamos agora aos detalhes sobre cada serviço oferecido no Portal Cosern:

– Nova ligação: Para solicitar a Cosern uma nova ligação é necessário informar seu CPF ou CNPJ no Portal de Serviços da Companhia de Luz e seguir todos os passos lá explicados, todo o procedimento não leva mais que 10 minutos e se você já for cliente da Cosern será mais rápido ainda;

–  Consulta de débito: Qualquer dia da semana ou do mês é possível ao cliente da Cosern verificar seus débitos no Portal de Serviços, ele terá de informar o número de contrato mais os outros documentos como CPF ou CNPJ. Para comprovar que o cliente é real também e solicitado o preenchimento de reCAPTCHA, este informa que você não é um robô querendo derrubar o site da Cosern;

– Falta de energia: Faltou luz no seu endereço ou em alguma via publica de seu bairro? Então é hora de entrar no Portal de serviços da Cosern e informar o problema para que ele seja resolvido o mais rápido possível. Existem também outras formas de contato para informar a falta de luz, estes serão informados logo mais aqui no artigo;

–  Atendimento Agendado: Antes de comparecer a uma loja de atendimento presencial da Cosern é necessário que você faça um agendamento através do Portal de Serviços da Cosern. A seguir confira o que pode ser feito na areá de atendimento agendado:

  • Consultar/cancelar agendamentos: Informe seu número de contrato mais CPF ou CNPJ para consultar e cancelar agendamentos. É muito importante que o cliente cancele o agendamento caso não possa se dirigir a uma das lojas de atendimento presencial da Cosern na data e hora marcados, isso vai acelerá o atendimento das pessoas que estiverem lá nas lojas.
  • Alteração do titular: Caso precise ou queira alterar o titular da conta de luz Cosern é necessário fazer um agendamento para uma loja de atendimento presencial informando os seguintes dados no Portal de Serviços: Número de CPF, número do contrato, nome completo, número de celular ou telefone fixo, e-mail, além dessas informações o cliente deverá comparecer a loja de atendimento portando o Contrato de locação em caso de locação do imóvel,  Contrato de Permuta em caso de Permuta, Escritura do imóvel ou contrato de compra e venda,  Instrução de cessão ou declaração da Prefeitura, Leitura atual do medidor,  Procuração se necessário,  Recibo, quando se tratar de baixa renda,  Sentença Judicial, IPTU, Declaração da Associação de Moradores,  Termo de doação em caso de doação e  Termo Rescisão / Entrega de chaves c/ data de entrega.
  • Desligamento definitivo: Para encerrar seu contrato com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte o cliente precisará agendar seu atendimento usando os mesmos dados já descritos acima na alteração do titular, além deles e importante comparecer ao atendimento presencial portanto: Procuração com firma reconhecida é obrigatória nos casos onde o cliente não é o titular, Procuração Reconhecida Firma, quando solicitada por terceiros, Cópias de Documento Oficial com Foto e CPF,  Leitura atual do medidor. Para o procedimento de Desligamento definitivo e muito importante que o solicitante seja o titular do contrato, porém e possível realizar o procedimento através de procuração como já falando aqui.
  • Ligação nova: Para o agendamento utilizar dados já informados aqui nos outros tópicos, porém na loja de atendimento presencial o cliente deverá ter em mãos os seguintes documentos: Procuração com firma reconhecida é obrigatória nos casos onde o cliente não é o titular, Procuração Reconhecida Firma, quando solicitada por terceiros,  Autorização da prefeitura, quando necessária,  Cópias de Documento Oficial com Foto e CPF,  Liberação dos Bombeiros, quando exigido pela Prefeitura. Lembrando para fazer uma nova ligação e exigido que o contratante não tenha débitos vinculados ao CPF  e  Padrão de Entrada Pronto.
  •  Ligação provisória: Essa é feita em casos especiais. Para agendar no portal e pedido as mesmas informações já citadas aqui no artigo “2 Via Cosern – Como tirar a segunda via da conta de luz Cosern”, além de Procuração com firma reconhecida é obrigatória nos casos onde o cliente não é o titular, Procuração Reconhecida Firma, quando solicitada por terceiros,  Autorização da prefeitura, quando necessária,  Contrato de locação em caso de locação do imóvel,  Cópias de Documento Oficial com Foto e CPF,  Informar equipamentos que serão instalados,  Liberação dos Bombeiros, quando exigido pela Prefeitura,  Não ter débitos vinculados ao CPF do solicitante,  Pagamento Imediato Fatura de Consumo,  Pagamento Imediato Fatura de Serviço,  Rede COSERN a menos de 40 metros. A Cosern recomenda que se caso precise fazer uma ligação provisória faça tudo o que foi informado aqui, ao procurar fazer a nova ligação por conta própria utilizando o trabalho de terceiros o cliente estará furtando luz elétrica, esse crime e punido pela lei e também estará causando problemas elétricos no abastecimento de seu bairro por causa da ligação indevida.
  • Serviços e obras: A solicitação de agendamento seguirá os passos já informados acima, porém o cliente terá de apresentar na loja de atendimento da Cosern:  3 plantas, projeto elétrico,  ART com CREA pago,  Carta de Solicitação,  Cópia do Projeto,  Croqui com, no máximo, 3 plantas,  Memorial descritivo com, no máximo, 3 plantas,  Ser Titular da Conta Contrato. Mais uma vez a Cosern lembra que é importante entrar em contato com a mesma para realizar o desligamento temporário de sua energia elétrica, nunca realize o procedimento sozinho ou com ajuda de terceiros, evite acidentes.
  • Solicitação de ressarcimento por danos elétricos: Para isso entre no Portal de Serviços da Cosern e faça seu agendamento com os dados solicitados. Na loja de atendimento presencial e importante comparecer com a  Conta de energia / Numero do medidor,  Dois orçamentos: Conserto ou Substituição, Dois laudos técnicos de oficinas distintas., Endereço de e-mail, Informar características dos equipamentos danificados, Número Conta Contrato, Originais e cópias de RG e CPF, Ser Titular da Conta Contrato e Telefone de Contato. Todo o procedimento dura um pouco de tempo, mas seja paciente pois seu problema será resolvido.

–  Atualização cadastral: Entre no portal e atualize seu dados a qualquer momento. Para fazer isso faça o mesmo procedimento utilizado para conseguir tirar a 2 Via Cosern;

– Troca de titularidade: Caso queira trocar a titularidade da conta de luz Cosern é recomendado que o cliente utilize o portal de serviços, o acesso é o mesmo já bastante citado aqui no artigo “2 Via Cosern – Como tirar a segunda via da conta de luz Cosern”.

–  Tarifa social: Encontre todas as informações importantes do portal sobre este beneficio criado pelo Governo Federal. Os beneficiados são as unidades residencias de baixa renda, indígenas e quilombolas. No portal também você encontrará as respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais os descontos oferecidos pela tarifa social?
  • Quem tem direito a tarifa social?
  • Quais documentos são necessários para se cadastrar na tarifa social?
  • Onde se cadastrar?
  • Como fazer  a solicitação para ter direito ao beneficio da tarifa social?
  • Como saber se o beneficio de tarefa social esta sendo concedido ou não?
  • Existe limite de prazo para cadastramento no programa social?
  • Uma vez cadastrado o cliente pode perder o beneficio da tarifa social?

–  Conta em débito automático: A melhor mameira de fazer o pagamento de sua conta de luz Cosern é através do débito automático para isso é importante ter uma conta corrente e com valores é claro para que mensalmente seja descontado o valor exato da sua conta de luz Cosern. O cadastro e muito simples e você faz ele no mesmo local onde consultou a sua sua 2 Via Cosern;

–  Alteração de data de vencimento: A cada 3 meses o cliente poderá solicitar a alteração da data de vencimento de sua conta de luz Cosern, a troca e gratuita e para realizar o a solicitação você precisará informar o seu número de contrato no portal de serviços da Corsen;

–  Entrega de conta em outro endereço: Para este serviço e cobrado uma taxa simbólica de R$ 0,92 ( Atenção o valor da taxa pode ser outro se caso você estiver lendo este artigo no futuro). O cliente deverá informar todos os seu dados e endereço correto da nova residencia;

Atenção: Caso não queira pagar taxa é recomendado que você utilize o serviço de debito automático ou então siga o passo a passo aqui do artigo “2 Via Cosern – Como tirar a segunda via da conta de luz Cosern”. Ambos os serviços são grátis.

–  Segunda via da declaração de de quitação anual de débitos: A Cosern disponibiliza o serviço citado cobrando uma taxa de R$ 2,11 para o grupo B de consumidores e R$ 4,25 para o grupo A de consumidores. Para mais informações entre no portal de serviços da Cosern;

–  Informação de débitos: Você poderá consultar em qualquer momento seus débitos na Cosern utilizando telefone, lojas atendimento presencial ou no portal de serviços. É bom sempre está em dia para evitar o corte fornecimento de energia elétrica;

–  Internação domiciliar: Muitas pessoas usam em seus lares equipamentos que não podem ser desligados a qualquer momento como os de sustentação a vida. Os clientes que forem utilizar tais equipamentos tem diretos e deveres e poderão se cadastrar nas lojas de atendimento da Cosern, eles deverão levar a esses locais os seguintes documentos: RG e CPF do titular da conta contrato,  RG e CPF do beneficiário, quando for o caso, Atestado subscrito por profissional médico, constando obrigatoriamente: número do CID, número do CRM e prazo de utilização dos equipamentos;

–  Vistoria na unidade consumidora: Este serviço e cobrando as seguintes taxas de R$ 6,50 para Monofásico, R$ 18,61 para Trifásico e  R$ 55,90 para Alta tensão. Os valores podem aumentar a qualquer momento e para solicitar o cliente deverá informar na loja de atendimento presencial ou no portal de serviços da Cosern o seu endereço correto, pontos de referencia e motivo de sua solicitação;

–  Religação normal: Depois de ter pagado todas as suas dívidas de contas de conta de luz da Cosern e possível solicitar o religamento normal de energia elétrica. Para isso acontecer e cobrado uma taxa para cada tipo de cliente, os valores deverão ser consultados no Portal de Serviços Cosern;

– Verificação de nível de tensão a pedido do cliente: É muito comum este tipo de solicitação, pois muitas vezes os equipamentos instalados não estão funcionando corretamente devido a queda de tensão. O cliente poderá em contrato com a Cosern e fazer o seu agendamento para que uma equipe de profissionais qualificados se dirijam ao seu endereço para fazer a vistoria de tensão. São cobradas taxas de valores variados para tipo de clientes, consulte-os no site da Cosern;

–   Alteração de carga: Serviço é gratuito, porém existem casos especifico que poderão ocorrer cobrança de taxa, acesse o portal de serviços da Cosern para maiores informações;

– Canais de atendimento: A seguir você confere todos os canais de atendimento da Cosern e como utiliza-los.

  • Telefone de emergência: Ligue para 116 e entre em contato com a Cosern 24 horas por dia para falar sobre falta de luz na sua casa, rua, bairro. O telefone também pode ser utilizado caso ocorra algum acidente na rede elétrica como queda de poste, queda de fiação, explosão de transformador e outros problemas comuns.
  • SMS Falta de Energia: Mande uma mensagem para o número 26560 caso esteja faltando luz ou ocorra alguns dos problemas já citados aqui no artigo “2 Via Cosern – Como tirar a segunda via da conta de luz Cosern”. A companhia informa que este serviço de SMS e o telefone de emergência e de uso restrito para as ocorrências, no caso de trote serão tomadas todas medidas pela Cosern para a punição da pessoa ou responsáveis pela criança que enviou o trote para a Companhia;
  •   Cosern serviços: São as lojas de atendimento presencial, essas somam mais de 340 distribuídas em todo o Estado do Rio Grande do Norte. Lá e possível ao cliente realizar todos os serviços já citados aqui no artigo e muitos outros, porém antes de ir em uma das lojas e recomendado que você faça o agendamento de atendimento, este também já explicado. Para saber onde a localização das lojas de atendimento o cliente deverão acessar uma página especifica do portal de serviços Cosern e fazer uma busca pela sua cidade;
  • Ouvidoria Cosern: Quando um serviço que você solicitou não foi realizado completamente ou algum dos colaboradores da Cosern de alguma forma lhe tratou mal, e hora de entrar em contato com a Ouvidoria Cosern, lá é possível fazer a sua manifestação, a mesma será resolvida no menor prazo. Para entrar em contato com a ouvidoria você precisará ter em mãos os número de protocolo do serviço solicitado. Os meios de entrar em contato com a Ouvidoria Cosern são estes: Portal da Ouvidoria, Fone – 0800 084 0404, WhatsApp – (84) 991618936, Fax – (84) 3215-6548, e-mail – [email protected], Correspondência –  (Rua Mermoz, 150 Cidade Alta, Natal- RN. CEP: 59.025-250), Atendimento presencial – ( Edifício-Sede da Cosern – Rua Mermoz, 150 Cidade Alta -Natal/RN). No caso do telefone o8oo e do número do zap e atendimento presencial da ouvidoria  informados aqui no artigo “2 Via Cosern – Como tirar a segunda via da conta de luz Cosern”, só funcionam em horário comercial de Segunda a Sexta-feira.